domingo, 25 de setembro de 2011

CURSO DE DEFESA FRANCESA 1º DIA

COM UMA AULA DESCONTRAÍDA E INSTRUTIVA, O MF RICARDO TEIXEIRA MINISTROU O 1º DIA DE CURSO DA DEFESA FRANCESA, A TURMA SE DIVERTIU COM SUAS HISTÓRIAS E AINDA APRENDEU OS CONCEITOS ESTRATÉGICOS DE UMA DAS MAIS ANTIGAS DEFESAS.  ATÉ EU ME ATREVI A JOGAR UMAS PARTIDAS CONTRA O COLOSSO DE NITERÓI, O ÚNICO, O VICE PRESIDENTE DO NÚCLEO DE XADREZ DE NITERÓI, CRISTIANO PORTO, NÃO PRECISO NEM DIZER QUE LEVEI UMA SURRA, O HOMEM É UM COLOSSO.
RICARDO TEIXEIRA E A DEFESA FRANCESA - EXCELENTE CURSO

A TURMA GOSTOU E SENTIMOS FALTA DE ALGUNS QUE NÃO CONSEGUIRAM CHEGAR POR CONTA  DO TRÂNSITO

AGUARDAMOS A PRÓXIMA AULA QUE VAI SER NO SÁBADO DIA -1 DE OUTUBRO
AINDA DA TEMPO DE VER PELO MENOS ESTA.

sábado, 24 de setembro de 2011

HISTÓRIA DA DEFESA FRANCESA

A primeira referencia aos movimentos iniciais da defesa francesa foi realizada no Livro de Luiz Ramires de Lucena “Repeticioòn de Amores y arte de Ajedrez, publicado em salamanca, 1497.
Neste livro Lucena se limita a mencionar que depois de 1-e4, e6, a melhor resposta é 2-d4. Resposta que, apesar de haver passado mais de quinhentos anos, segue sendo considerada como a melhor continuação para um grande número de jogadores.
A denominação de Defesa Francesa data do século XIX quando, em 1836, se celebrou um encontro postal entre o clube de Xadrez de Paris e o Clube de xadrez Westminster de Londres e os jogadores parisienses usaram a dita defesa com a qual conseguiram a vitória ao final do match.
Pierre C. F. de Saint Amant (1800-1872), um dos mais fortes jogadores de xadrez da época e famoso por seus encontros contra o inglês Stauton em 1843, assessorava aos parisienses, ainda que George Walker (1803-1879), notável enxadrista e autor de vários livros de xadrez, fazia o mesmo com os jogadores londrinos.
Os jogadores do Clube de Xadrez de paris elegeram a Defesa Francesa para evitar o jogo aberto característico do xadrez romântico daquela época. Desta forma, evitaram, por exemplo, as terríveis complicações do gambito do rei.
É de se destacar, também, que o famoso enxadrista francês Deschapelles (1780-1847) não quis participar do match justamente pelo fato de a defesa Francesa ter sido eleita como arma defensiva, pois segundo ele a Francesa era uma defesa maçante.
A defesa Francesa sempre teve adeptos entre os principais jogadores de xadrez, incluindo entre eles os campeões mundiais Capablanca, Alekhine e Botvinnik.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CURSO DE DEFESA FRANCESA NO ALFABARRA CLUBE

MEUS AMIGOS,
AS VAGAS PARA O CURSO ESTÃO ACABANDO, CONFIRME SUA INSCRIÇÃO.
CRISTIANO PORTO.
FERNANDO MADEU
PAULO PEREIRA
DELANO REIS
JURANDIR VICENTE
SANDRO SALGADO
CARLOS KLODJA
HEITOR USAI
FERNANDO CANDEIAS
EDMAR CASTRO

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INSCRITOS NO CURSO DA DEFESA FRANCESA

MEUS AMIGOS,
INFELIZMENTE NÓS SÓ TEREMOS 15 VAGAS PARA O CURSO DE DEFESA FRANCESA E AS INSCRIÇÕES JÁ COMEÇARAM.
CRISTIANO PORTO
JURANDIR VICENTE
FERNANDO CANDEIAS
HEITOR USAI
SANDRO SALGADO
CARLOS KLODJA
EDMAR CASTRO
RENATO CARVALHO
CORRAM PARA NÃO PERDEREM A CHANCE.
INSCRIÇÕES renatoxadrez@gmail.com

CURSO DE DEFESA FRANCESA NO ALFABARRA CLUBE

CURSO DE DEFESA FRANCESA NO ALFABARRA CLUBE
DURAÇÃO DE 8h
PALESTRANTE - MF RICARDO TEIXEIRA


PROGRAMAÇÃO:
CONCEITOS ESTRATÉGICOS DA FRANCESA.
LINHAS PRINCIPAIS - WINAWER E VARIANTE DO AVANÇO.
1.e4, e6  2. d4, d5 3. Cc3 ou 3. e5
ESTRUTURA DE PEÕES NAS LINHAS PRINCIPAIS.
PERGUNTE AO MESTRE - O ALUNO DO CURSO PODERÁ FAZER 10 PERGUNTAS AO PALESTRANTE SOBRE A DEFESA OU NÃO. SE TEM AQUELA PARTIDA QUE VOCÊ ACHA QUE FEZ TUDO CERTO E NÃO CONSEGUIU O PONTO, ESTA É A HORA DE TIRAR A SUA DÚVIDA. TODOS RECEBERÃO APOSTILAS DO CURSO COM SUAS RESPOSTAS.
INSCRIÇÃO: R$ 30,00 (TRINTA REAIS)  e R$ 20,00 (VINTE REAIS) PARA SÓCIOS pelo email renatoxadrez@gmail.com com as perguntas ou entreguem no dia 24.
DATA - DIA 24 DE SETEMBRO 14h AS 18h E DIA 01 DE OUTUBRO 14h ÁS 18h
ORGANIZAÇÃO - RENATO CARVALHO
APOIO - ALFABARRA CLUBE